CN

Boninal: morador Cedro reclama que o uso indevido da água está afetando a distribuição local; Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente emite nota

No Jornal do Meio Dia de ontem, 23 de outubro, foi exibida a reclamação de um morador da comunidade do Cedro, em Boninal, que estava há dias sem água. Ele alegou que o uso indevido da água para molhar roça está afetando a distribuição no povoado. Em nota, Flávia, gerente interina da Central de Associações, informou que, devido à queima no padrão de energia, o sistema ficou inoperante . A solicitação já foi feita junto à Neoenergia Coelba, mas ainda não foi atendida. A Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, sob a gestão de John Lennon, enviou uma nota sobre o caso.

Confira abaixo:

Nota à Imprensa – Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Boninal

“A Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente do Município de Boninal informa que o Município não autoriza a utilização da estrutura pública de abastecimento de água para irrigação agrícola. Diante do atual período de seca, a Administração Municipal tem orientado a população, especialmente nas áreas mais afetadas, sobre o uso correto e consciente da água, reforçando que não há, em hipótese alguma, autorização para utilização da água da rede pública em lavouras. O abastecimento de água na sede do município é realizado pela Embasa, que é responsável pela manutenção do sistema, com cobrança de taxa pelo serviço.

Na região da Vila do Cedro, a distribuição de água é administrada pela Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento (CENTRAL) também com cobrança de taxa. Ressaltamos que o abastecimento dessa localidade citada não é gerido diretamente pelo município. Diante de informações sobre a possível utilização da água destinada ao consumo humano para irrigação, a Prefeitura de Boninal irá averiguar a situação in loco e solicitar informações da Central de Associações, garantindo transparência e o uso adequado dos recursos hídricos.

A Secretaria reforça que não há autorização para uso da água da rede pública em atividades agrícolas e continuará promovendo ações de orientação à população sobre a preservação e economia da água”.

Atenciosamente, Jonh Leno de Souza Pinto

No Jornal do Meio Dia de ontem, 24 de outubro, foi noticiado que a distribuição de água foi reestabelecida

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo