CN

Itaetê e Rio de Contas entram na vitrine do turismo baiano com novas experiências culturais e ecológicas

Além das trilhas, Itaetê e Rio de Contas desafiam o turismo tradicional com vivências autênticas.

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) lançou, em Salvador, uma nova etapa de promoção turística que inclui os municípios de Itaetê e Rio de Contas como parte dos roteiros oficiais das 13 zonas turísticas do estado. A iniciativa, apresentada a 50 agências de viagens, visa fortalecer o turismo regional com foco em experiências autênticas, valorizando a cultura local, o meio ambiente e o empreendedorismo comunitário.

Localizados na Chapada Diamantina, os municípios se destacam por suas belezas naturais e riqueza histórica. Com o novo plano da Setur-BA, os dois passam a oferecer experiências turísticas que vão além dos atrativos tradicionais, incluindo vivências com comunidades locais, trilhas ecológicas, gastronomia regional e manifestações religiosas e culturais.

Em Itaetê, o visitante poderá explorar cachoeiras exuberantes, como a do Rio Preto e a do Poço Azul, além de conhecer comunidades quilombolas e indígenas que preservam saberes ancestrais. Já em Rio de Contas, a arquitetura colonial, as festas populares e os roteiros de turismo de base comunitária ganham reforço institucional, ampliando a visibilidade do município como destino histórico e cultural.

Fortalecimento do setor e inclusão regional

Durante o lançamento, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou o papel estratégico da diversificação dos roteiros. “Nós temos trabalhado a diversificação da oferta, sempre mostrando novos produtos e novas experiências. Hoje aqui na secretaria, nós reunimos os agentes de viagens da Bahia, esses profissionais que vendem os destinos, para capacitar eles em relação a mais produtos e experiências que a Bahia oferece e que ainda não estão na prateleira de venda dessas agências”, afirmou.

A construção dos novos roteiros foi feita com base em escutas com representantes municipais, comunidades locais, empresários e guias turísticos, identificando atrativos ainda pouco explorados. A proposta é transformar essas riquezas em experiências de turismo, com apoio institucional da Setur-BA.

Oportunidades para o turismo sustentável

Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) BA, Rogério Ribeiro, a iniciativa representa um avanço na regionalização do turismo. “Como entidade de classe, nos aproximamos do governo agora, com esse compromisso de regionalizar o turismo, ou seja, trazer as agências de viagens e até os pequenos organizadores de viagens para essa união junto à Abav, para poder fazer esse grande trabalho. Então, a Bahia tem 13 zonas turísticas, são 131 municípios hoje e a gente vai, com certeza, operacionalizar tudo isso e transformar em produto e experiências”, disse.

Próximos passos

Além do lançamento, a Setur-BA promoverá ações promocionais como visitas de familiarização (“Famtour”) com agentes de viagens aos novos destinos, além de campanhas de divulgação no Brasil e no exterior, em parceria com influenciadores e operadoras.

Com essa nova fase, Itaetê e Rio de Contas se consolidam como destinos que oferecem mais do que paisagens: oferecem histórias, sabores, espiritualidade e acolhimento — tudo o que faz da Bahia um território de experiências inesquecíveis.

Fonte: Secom | Foto: Thuane Maria GOVBA

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo