Fenômeno assustou moradores e viralizou nas redes; saiba o que era o objeto luminoso.
Um clarão no céu chamou atenção e gerou espanto em pelo menos seis cidades do interior da Bahia, na noite de segunda-feira (27). O fenômeno foi registrado em cidades da Chapada, do Sudoeste e também em Serra do Ramalho, no oeste do estado.
Nas redes sociais, moradores compartilharam vídeos do rastro luminoso cruzando o céu, e muitos brincaram dizendo se tratar do “fim do mundo”. Em uma das gravações, uma criança chega a chorar assustada com a cena.
Mas, segundo o divulgador científico e membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Alexsandro Mota, o clarão tinha uma explicação científica: tratava-se de lixo espacial chinês.
“A órbita da Terra é cheia de detritos espaciais. Eles normalmente não são controláveis e, na noite de ontem, um deles reentrou na atmosfera acima do nosso país”, explicou.
De acordo com Mota, o objeto era o corpo de um foguete chinês lançado em 29 de junho de 2024, que se desintegrou completamente ao entrar na atmosfera, sem oferecer riscos. O fenômeno também pôde ser visto em outros estados do Nordeste, como Sergipe.
Fonte: g1 | Foto: Reprodução Redes Sociais


