Profilaxia Pré-Exposição combina dois antirretrovirais e é considerada um dos métodos mais eficazes na prevenção do HIV, quando acompanhado do cuidado com a saúde sexual.
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma das estratégias para prevenir a infecção pelo vírus HIV e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017. Na Bahia, 40 unidades de saúde oferecem o medicamento, que tem contribuído para a redução dos novos casos de HIV e para o fortalecimento da saúde sexual e do combate ao estigma relacionado à Aids.
O tratamento combina dois medicamentos antirretrovirais — tenofovir e entricitabina — que, dentro do organismo, criam uma barreira contra o vírus, impedindo sua multiplicação em caso de exposição. A PrEP é indicada para pessoas que não vivem com HIV, mas têm maior risco de exposição ao vírus, como quem tem múltiplos parceiros sexuais, não consegue usar preservativo com frequência, faz uso repetido da PEP (Profilaxia Pós-Exposição), além de trabalhadores do sexo.
Segundo o Ministério da Saúde, o uso do medicamento não precisa ser contínuo por toda a vida. Ele pode ser interrompido e retomado conforme mudanças nas práticas e contextos de vida da pessoa.
Onde encontrar na Chapada Diamantina
Na região da Chapada Diamantina, a PrEP é disponibilizada no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Seabra, localizado na Rua Professor Ângelo Costa, no Centro. O medicamento também está acessível em unidades do SUS em Itaberaba (Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Itaberaba –
Endereço: Avenida Rio Branco – Centro) e Irecê (Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Irecê –
Endereço: Rua Cruzeiro Do Sul – São José).
Fonte: g1 | Foto: Ministério da Saúde
.


