CN

Barragem Luiz Vieira atinge nível crítico e acende alerta em Rio de Contas

Reservatório está com apenas 22% da capacidade e preocupa moradores da Chapada Diamantina.

A Barragem Luiz Vieira, localizada em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, atingiu um nível crítico de armazenamento, gerando preocupação entre moradores e autoridades locais. As informações são do portal Achei Sudoeste.

Imagens registradas no último sábado (25) mostram o reservatório com 22,1 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 22,24% da capacidade total, que é de 99,3 milhões de m³. O cenário é considerado alarmante e reforça o alerta sobre o risco de desabastecimento e a importância do uso consciente da água em toda a região.

De acordo com a Defesa Civil, diversos municípios dependem diretamente da barragem para o consumo humano, irrigação e outras atividades essenciais. O volume do reservatório vem diminuindo gradativamente desde novembro de 2024, em função da escassez de chuvas e das altas temperaturas registradas nos últimos meses.

O último sangramento – quando o nível da água ultrapassa o vertedouro – foi registrado em abril de 2007. Já em janeiro de 2022, a barragem atingiu um dos maiores volumes da década, atraindo curiosos que foram ao local para acompanhar o espetáculo natural.

Atualmente, a Defesa Civil mantém o monitoramento constante da barragem e aposta na chegada do período chuvoso nos próximos meses para aliviar a situação e recuperar parte do volume perdido.

Fonte: Achei Sudoeste | Foto: Reprodução DNOCS/Youtube Sou da Roça

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo