Iniciativas de escolas estaduais de Boninal e Palmeiras vão representar a região em encontros científicos e tecnológicos.
Cinco projetos desenvolvidos por estudantes da Chapada Diamantina foram selecionados pelo Edital nº 23/2024 da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e irão representar a região em eventos científicos e tecnológicos no Brasil e no exterior.
Do total, quatro projetos são do Colégio Estadual de Tempo Integral Rui Barbosa, em Boninal, e um é do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, em Palmeiras. As iniciativas se destacaram pela criatividade, relevância social e potencial de inovação, abordando temas que vão da sustentabilidade e da valorização da cultura local ao uso de novas tecnologias em benefício das comunidades.
Os estudantes e seus professores orientadores receberão apoio da SEC, com passagens, diárias e inscrições para os encontros onde os trabalhos serão apresentados. As produções da Chapada integrarão a programação de eventos em cidades como Salvador, Recife e Belém. Em toda a Bahia, há também diversos projetos que apresentarão seus trabalhos em países como Colômbia, Peru e Turquia.
De acordo com a Secretaria da Educação, o edital tem como objetivo fortalecer o protagonismo juvenil, estimular a pesquisa e promover a difusão de conhecimentos científicos e culturais no ambiente escolar. A seleção levou em conta critérios como a aderência ao currículo, a relevância do evento e o desempenho acadêmico dos alunos.
As experiências da Chapada Diamantina reafirmam o potencial da educação pública como espaço de inovação, criatividade e transformação social, conectando os saberes do território às discussões globais sobre ciência e tecnologia.
Fonte: Ascom SEC | Foto: Arquivo Pessoal
													
								
													
