Mais de 15 toneladas de alimentos sustentáveis de 27 cooperativas seguiram para Belém (PA), onde a Bahia será vitrine de inovação e tradição rural.
A agricultura familiar da Bahia segue a caminho do maior palco global de debates sobre sustentabilidade. Um caminhão carregado com 15 toneladas de produtos de 27 cooperativas baianas partiu do Centro de Distribuição da Agricultura Familiar, em Itapuã (Salvador), com destino a Belém do Pará, onde será realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), entre os dias 10 e 21 de novembro.
Os produtos baianos terão espaço em dois estandes e dois quiosques da conferência, que deve reunir mais de 40 mil visitantes, entre lideranças mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil. A presença da Bahia reforça o papel da agricultura familiar na produção sustentável e no desenvolvimento regional com respeito ao meio ambiente.
Entre os destaques, o flocão e o macarrão de milho não transgênico da Copirecê, produzidos no Território de Irecê, e a tradicional cachaça de Abaíra, símbolo da Chapada Diamantina, estarão entre os produtos apresentados como referência de qualidade, tradição e sustentabilidade. A Copirecê é reconhecida pela valorização do milho agroecológico e por práticas produtivas que preservam o solo e garantem renda a centenas de famílias. Já as cachaças de Abaíra, premiadas em concursos nacionais, representam uma das cadeias produtivas mais fortes do interior baiano, unindo saberes tradicionais e inovação.
Além desses, a Bahia levará frutas desidratadas da Coopaita, doces e geleias da Coopercuc, chocolates da Natucoa e Bahia Cacau, produtos de licuri da Coopersabor e castanha da Cooperacaju, entre outros. Parte desses alimentos — como o flocão, o feijão e o suco de uva — será utilizada na alimentação dos participantes da conferência, reforçando o compromisso com uma dieta saudável, local e sustentável.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, destacou o protagonismo da Bahia no evento. “A COP30 é um espaço de debates sobre o futuro do planeta, e a agricultura familiar não poderia ficar de fora. Vamos levar o sabor e a força do rural baiano para o mundo”, afirmou.
O envio das mercadorias foi articulado pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Bahia), em parceria com a Unisol Brasil e com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Assim, entre o aroma da cachaça de Abaíra, o sabor do milho da Copirecê e outros diversos produtos baianos, a Bahia se afirma como exemplo de como tradição, sustentabilidade e inovação podem caminhar juntas rumo a um futuro mais equilibrado.
Fonte: Ascom/CAR | Foto: Karoline Meira- Ascom/CAR


