Governador também anunciou novas contratações e investimentos com objetivo de fortalecer a segurança pública no estado.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (4), durante coletiva de imprensa em Salvador, a abertura de 750 vagas para o concurso da Polícia Civil, distribuídas entre os cargos de delegado, escrivão e investigador. O governo ainda não divulgou as datas de inscrição nem os salários previstos para os aprovados.
Durante o mesmo anúncio, Jerônimo confirmou também a convocação de 153 candidatos aprovados no concurso da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) realizado em 2024, que irão ocupar o cargo de agente penitenciário. Segundo o governador, as medidas fazem parte do conjunto de ações de fortalecimento da Segurança Pública da Bahia, que prevê ampliação de efetivos e investimentos em estrutura e tecnologia.
Além das novas vagas, o governo vai convocar 120 aprovados em concursos anteriores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Em outubro, Jerônimo já havia divulgado a realização de oito concursos públicos com 890 vagas em 16 carreiras da administração estadual.
Na coletiva, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, também anunciou a entrega de 153 novas viaturas policiais, sendo 76 viaturas descaracterizadas destinadas à Polícia Civil, para reforçar o trabalho de inteligência no combate ao crime organizado.
Formação e expansão do sistema prisional
Os 153 novos agentes penitenciários convocados fazem parte da turma 2 do concurso da SEAP de 2024. O curso de formação está previsto para começar no dia 7 de novembro de 2025, com carga de 570 horas/aula, incluindo atividades práticas, e conclusão em 26 de janeiro de 2026.
A SEAP também anunciou planos de ampliação e requalificação do sistema prisional, com 1.324 novas vagas e 432 readequadas, totalizando 1.756 novas vagas. Estão previstas ampliações em seis unidades prisionais do interior e uma na capital, além da requalificação completa de uma unidade em Salvador.
Fonte: GOVBA | Foto: Feijão Almeida


