CN

Professora da rede estadual da Bahia acerta tema da redação do Enem 2025 durante programa ao vivo

Cristiane Tosta havia sugerido, em outubro, que o exame trataria sobre envelhecimento e políticas públicas para idosos.

A professora Cristiane Tosta, formadora do Instituto Anísio Teixeira (IAT) — órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) —, antecipou com precisão o tema da redação do Enem 2025, divulgado neste domingo (9).

Durante a primeira edição do programa Resenha Terceirão, transmitido ao vivo pelo YouTube no dia 16 de outubro, Cristiane foi convidada pelos apresentadores — entre eles, um estudante da rede estadual — a arriscar um palpite sobre o possível tema da redação. Sem hesitar, respondeu que acreditava que o assunto seria relacionado aos idosos.

“Por que não chutar?”, brincou a professora, destacando que o Enem vem abordando grupos socialmente invisibilizados e relembrando que crianças e mulheres foram temas das edições anteriores. Na ocasião, ela orientou os estudantes a refletirem sobre o envelhecimento populacional, os desafios das políticas públicas e o respeito à pessoa idosa.

Um mês depois, o palpite se confirmou. O tema oficial da redação do Enem foi:
“Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

O acerto repercutiu entre estudantes e professores da rede estadual, que celebraram o “golaço” de Cristiane. A docente destacou que a proposta foi resultado de uma leitura atenta das tendências do exame e do contexto social.

O Resenha Terceirão integra o conjunto de ações do Programa Revisão Terceirão, da SEC, voltado à preparação de concluintes e egressos do Ensino Médio. Entre as iniciativas estão simulados, lives, rodas de conversa e o Aulão Prepara Enem, que mobilizam milhares de jovens em todo o estado.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2024, a Bahia foi o terceiro estado com mais matrículas em cursos superiores via Sisu e ficou entre os cinco estados com maior número de redações nota mil — tanto entre estudantes da rede pública quanto privada.

Fonte: Ascom\SEC | Foto: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo