Evento reuniu filmes de 14 países, oficinas e homenagens, consolidando a Chapada Diamantina como polo de arte e sustentabilidade.
A 5ª edição do Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental (Fasai) chegou ao fim na noite de domingo (09), em Iraquara, na Chapada Diamantina, celebrando as produções e diretores que se destacaram em diversas categorias. Durante cinco dias, o Parque da Dolina se tornou palco de um grande encontro entre cinema, meio ambiente e sustentabilidade, exibindo 31 filmes da Mostra Competitiva, além de produções infantis e oficinas audiovisuais no Colégio Estadual de Tempo Integral.
Os vencedores desta edição foram:
- Troféu Chapada Diamantina (curta-metragem): Hasta Que Salga El Sol, de Rodrigo Elizalde (Argentina);
- Troféu Beija-flor de Gravata (média-metragem): Sukande Kasáká: Terra Doente, de Kamikia Kisedje e Fred Rahal (SP);
- Troféu Cidade de Iraquara (longa-metragem): Mãos à Terra, de Sérgio Guidoux (RS);
- Melhor Obra Baiana: As Indígenas da Terra, de Dayse Porto e Joana Brandão.



O prefeito de Iraquara, Nino Coutinho reforçou o compromisso com a continuidade e ampliação do festival, que este ano recebeu produções oriundas de 14 países. O diretor Sérgio Guidoux dedicou o prêmio à Associação dos Feirantes Agricultores (FAE), tema central de seu documentário.
A curadoria e o júri oficial, formados por nomes como Lula Oliveira, Kim-Ir Sem Pires Leal, Sofia Federico e Aldri Anunciação, destacaram a qualidade e a diversidade das obras exibidas durante o festival, que busca se consolidar como um dos mais importantes do interior da Bahia.
Com informações da assessoria | Fotos: Divulgação


