CN

Projeto “Emergência Cultural” valoriza diversidade e fortalece redes culturais na Chapada Diamantina

Após mobilizar comunidade em Itaetê, projeto segue para Bocaina, em Piatã.

O projeto “Emergência Cultural – ForTe Cultura: a cultura como força de articulação territorial na Chapada Diamantina” vem sendo destaque no fortalecendo a identidade e a diversidade cultural na região. Após uma primeira etapa realizada na Serra da Chapadinha, em Itaetê, que reuniu artistas, produtores culturais e lideranças comunitárias em atividades de escuta, oficinas e apresentações artísticas, o projeto segue agora para a comunidade da Bocaina, em Piatã, onde acontece a segunda etapa, na próxima sexta-feira, 14.

A ação é realizada pela OS – Viver Cultura e Meio Ambiente, reconhecida como Ponto de Cultura Abassá de Oxalá, com apoio da Secretaria de Cultura (Secult-BA). De acordo com os organizadores, o encontro na Bocaina dará continuidade à mobilização territorial, com oficinas formativas, apresentações culturais e feiras de economia solidária, promovendo o intercâmbio entre saberes tradicionais e contemporâneos. A ação tem como objetivo fortalecer os laços comunitários, estimular a participação social e ampliar o acesso às políticas públicas de cultura.

O projeto atua prioritariamente com comunidades tradicionais em situação de vulnerabilidade social, especialmente as da Serra da Chapadinha (Itaetê) e da Bocaina (Piatã), territórios marcados pela resistência cultural e pelos desafios socioambientais. Entre as metas, estão a formação de agentes culturais, o fortalecimento da Câmara Técnica de Cultura do  Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (CODETER) Chapada Diamantina e a consolidação da plataforma digital cultura.chapada.ba, espaço colaborativo para difusão e articulação das produções culturais locais.

A programação segue até maio de 2026, com encontros presenciais e virtuais em diversas localidades da Chapada Diamantina, culminando na 3ª edição do ForTe Cultura, marcada para o dia 29 de novembro, em Rio de Contas.

Itaetê na primeira etapa

A última sexta-feira, 7, foi especial para a comunidade da Colônia, em Itaetê, nesta primeira etapa da terceira edição do ForTe Cultura. O evento reuniu apresentações artísticas, rodas de conversa e manifestações populares que valorizaram os saberes e tradições locais.

Entre os destaques, estiveram o lançamento do livro “Ayara e o Negro D’Água”, de Lísias Azevedo, a participação das crianças da Creche Caminho do Saber, a peça “Sertões Contemporâneos”, da artista Gislene Moreira, e a apresentação do Grupo de Reisado Samba Raiz.

Encerrando em clima de celebração, uma Roda de Samba integrou artistas e moradores, reafirmando a força cultural e comunitária da Chapada Diamantina.

Com informações da assessoria | Fotos: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo