CN

Incêndio florestal atinge região do Guiné, em Mucugê

Fogo começou na segunda-feira e desde então mobiliza equipes de combate na Chapada Diamantina.

Um incêndio florestal teve início nessa segunda-feira (17), por volta das 14h, na região do Guiné, distrito de Mucugê, na Chapada Diamantina. A localização exata é entre os Morros do Miguel e do Zeca.

O fogo foi detectado por um dos postos de observação do Instituto Chico Mendes de Conservação a Biodiversidade (ICMBio) e, segundo informações preliminares, as chamas se espalharam rapidamente pela vegetação seca, característica deste período do ano, e mobilizaram os brigadistas do ICMBio e as Brigadas Voluntários de diversas regiões da Chapada.

Equipes de combate atuaram, em princípio, à tarde após longa caminhada de aproximadamente 2h a 3h até o ponto exato do incêndio. Nessa primeira atuação contra o fogo estiveram a brigada do Instituto e duas voluntárias, a do Guiné e a Brigada Marchas e Combate. Durante a noite, em novas tentativas de conter o avanço do fogo, que ocorreu nessa área de difícil acesso e de grande extensão, a Brigada Voluntária de Lençóis, a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis e a Brigada Voluntária do Vale do Capão, que uniram esforços para combate noturno.

Na manhã desta terça-feira, se uniu ao grupo o Corpo de Bombeiros, que enviou efetivo e um helicóptero durante a tarde e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Com o trabalho conjunto houve trégua das chamas em alguns pontos, mas logo em seguida, de acordo com a Brigada Voluntária do Vale do Capão, o incêndio voltou a se alastrar com mais força, talvez impulsionado pelo forte calor registrado no local.

Ao chegar a noite, na parte de cima da serra, o fogo foi controlado, mas os brigadistas do ICMBio permaneceram em monitoramento para evitar que possíveis reignições pudessem fazer o incêndio retornar. Na encosta, ainda com linhas ativas do fogo, o combate ficou por conta da equipe do Prevfogo e a Brigada Voluntária do Guiné, além de uma equipe do ICMBio de Juazeiro.

Moradores e visitantes do Condomínio Portais da Chapada, localizado de frente para o Monte Azul, relataram estar apreensivos com a altura e insistência das chamas que tomaram a paisagem.

Informações preliminares apontam para a participação do Corpo de Bombeiros na atuação conjunta, mas até o fechamento dessa matéria, não recebemos mais detalhes sobre os recursos que o órgão empregará nessa ocorrência e se continuarão trabalhando nesse incêndio.

Foto enviada e autorizada por Marcelo Barreto

Ainda não há informações precisas sobre a extensão da área atingida nem como mensurar os danos ambientais desse incêndio florestal ainda em andamento. Da mesma forma, as suas causas ainda serão investigadas.

Foto enviada e autorizada por Marcelo Barreto

O ICMBio ressalta a participação popular local, especialmente da comunidade de Estiva Nova, que ofereceu suporte com uma residência para servir de ponto de apoio, além de oferecer preparo de alimentação e hidratação para os membros das diversas brigadas envolvidas.

As brigadas voluntárias fazem um apelo à população para que contribuam com a sua atuação, seja localmente com algum suporte logístico ou com doações para compra de mantimentos e equipamentos usados nos combates. Para saber como fazer doações, há informações nos perfis das brigadas, como o @brigadas_chapadadiamantina.

Ananda Azevedo | Fotos enviadas por Marcelo Barreto

*Matéria ampliada às 22h para incluir informações exclusivas do ICMBio com relação aos nomes das brigadas atuantes e localização exata do incêndio.*

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo