Foram anunciados 27 editais durante programação do Novembro Negro e ampliação de investimentos no setor.
Como parte da agenda do Novembro Negro, o governo anunciou, nesta quarta-feira (19), o lançamento do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), autoriza a abertura de 27 editais e prevê um investimento total de R$ 70,4 milhões para ações de premiação cultural, apoio a projetos e iniciativas da Cultura Viva. O anúncio ocorreu no bairro da Liberdade, em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, além de autoridades e representantes da sociedade civil.
Segundo o governo, as publicações ocorrerão em duas fases. A primeira, com 21 editais, abrirá inscrições on-line nesta sexta-feira (21). Já a segunda etapa, com seis editais voltados à Lei Cultura Viva, está prevista para o primeiro semestre de 2026.
O Ciclo 2 da PNAB contemplará diversas linguagens e áreas culturais, incluindo patrimônio e museus, economia criativa, audiovisual, literatura, formação e capacitação, além de apoio à manutenção e dinamização de espaços culturais.
Os detalhes dos editais foram apresentados nesta quarta-feira (19), às 14h30, em um evento no Cineteatro 2 de Julho, na Federação. “A PNAB nos ajuda a estruturar e fortalecer, cada vez mais, os sistemas de cultura nos municípios, no estado e no âmbito federativo. Mas, sobretudo, fortalece políticas públicas que protegem nossos patrimônios culturais, fomentam as artes e reconhecem mestres da cultura popular”, ressaltou o secretário Bruno Monteiro.
Histórico
A primeira edição da PNAB na Bahia destinou R$ 71,4 milhões para 1.084 projetos aprovados em 29 editais. Do total, 771 iniciativas foram desenvolvidas no interior e 321 em Salvador, com participação dos 27 territórios de identidade do estado.
Fonte: GOVBA | Foto: Joá Souza/GOVBA


