Mutirões vão emitir documentos, orientar agricultoras e fortalecer a inclusão social de mulheres rurais na Chapada Diamantina.
Os municípios de Wagner e Utinga, na Chapada Diamantina, recebem nesta semana novas etapas do Projeto Cidadania Rural, que leva o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural a mulheres que ainda enfrentam entraves históricos no acesso a direitos básicos. A ação é promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Em Wagner, o mutirão está sendo realizado hoje e amanhã, 25 e 26, no Assentamento Palestina, na zona rural, das 8h30 às 17h. Em Utinga, a iniciativa segue nos dias 27 e 28 de novembro, no mesmo horário, no Distrito de Umburana, na Associação Comunitária Unidos de Umburana.
Durante o atendimento, serão emitidos documentos essenciais, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e CPF, além de serviços de regularização cadastral. Agricultoras e agricultores também poderão receber orientações sobre crédito rural, renegociação de dívidas e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, como o Selo da Agricultura Familiar e programas do Estado e do Governo Federal.
De acordo com o órgão, a iniciativa busca reforçar o compromisso com a inclusão social, a cidadania, a autonomia econômica das mulheres rurais e fortalecer a agricultura familiar em toda a Chapada Diamantina.
O Cidadania Rural conta ainda com apoio do Projeto Dom Hélder Câmara, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), do INCRA, do Programa Bahia Sem Fome, do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais e do SINDPEP.
Fonte: Rodrigo Pimentel/SDR/GOVBA | Foto: Zen Chun/pexels


