CN

Operação ‘Gatonet’ remove toneladas de cabos irregulares na Chapada Diamantina

Morro do Chapéu, Andaraí, Seabra, Lençóis, Mucugê, Iraquara e Barra da Estiva estão entre as cidades atendidas pela ação da Neoenergia Coelba.

A Operação Gatonet, realizada pela Neoenergia Coelba, alcançou a marca histórica de 1 milhão de quilos de cabos de telefonia e internet removidos na Bahia entre janeiro e novembro de 2025. Na Chapada Diamantina, diversos municípios foram contemplados pela ação, que tem como objetivo combater a poluição visual, aumentar a segurança da população e proteger o fornecimento de energia elétrica.

Entre as cidades da região atendidas pela operação, os destaques foram:

  • Morro do Chapéu – 9 toneladas de cabos removidos
  • Andaraí – 4 toneladas
  • Barra da Estiva – 3 toneladas
  • Seabra – 3 toneladas
  • Lençóis – 2 toneladas
  • Mucugê – 2 toneladas
  • Iraquara – 2 toneladas

Segundo a Neoenergia Coelba, os cabos retirados estavam instalados de forma irregular nos postes, principalmente por provedores clandestinos de internet e telefonia. Esse tipo de fiação representa risco de acidentes, incêndios e interrupções no fornecimento de energia.

Além dos cabos, a operação também removeu mais de 41 mil caixas instaladas de forma irregular, equipamentos considerados um dos principais causadores de incêndios na rede elétrica, por não serem fabricados para exposição ao tempo.

Reforço nas ações em 2025

O volume recorde na Bahia foi alcançado após a empresa duplicar o número de equipes em campo exclusivamente para a retirada das fiações irregulares. A distribuidora também passou a oferecer um canal exclusivo de atendimento para orientar os provedores sobre a regularização.

Outra iniciativa foi o lançamento de um portal online, onde os consumidores podem verificar se a operadora de internet ou telefonia atua de forma legal na sua cidade. A consulta pode ser feita pelo site:
www.neoenergia.com/bahia/provedores

A empresa orienta que os consumidores contratem apenas provedores regularizados, contribuindo para o combate ao chamado “gatonet”.

Segurança e responsabilidade

O compartilhamento dos postes entre distribuidoras de energia e operadoras de telecomunicações é regulamentado por resoluções da Aneel, Anatel e ANP. As normas determinam que as empresas estejam regularizadas, realizem manutenção adequada dos equipamentos e sigam padrões técnicos e comerciais de segurança.

A Neoenergia Coelba reforça que a operação não tem o objetivo de prejudicar os serviços de internet e telefonia, mas sim garantir a segurança da população e reduzir o emaranhado de fios, que se tornou um problema recorrente em muitas cidades da Chapada Diamantina.

Fonte: Ascom Coelba | Foto: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo