Grupo conheceu cachoeiras, rios, grutas e a estrutura da cidade, que integra o Circuito Diamantino de Santa Dulce dos Pobres.
Às margens do Rio Paraguaçu, com paisagens naturais exuberantes e abrigando um dos cartões-postais mais famosos da Chapada Diamantina, o Poço Encantado, o município de Itaetê recebeu, no último fim de semana, um grupo formado por 22 operadores, agentes de viagens e guias de turismo. A iniciativa teve como objetivo apresentar os atrativos naturais e a infraestrutura do destino para recepção de visitantes.
A viagem de familiarização (famtour) foi organizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a Prefeitura de Itaetê, como parte das ações do programa de interiorização do turismo, que busca ampliar a oferta de roteiros, produtos e experiências no interior da Bahia. Itaetê integra o Circuito Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, voltado ao turismo religioso.
O grupo saiu de Salvador em ônibus, seguindo pelas rodovias BR-324, BR-116 e BA-046, em um trajeto de aproximadamente seis horas até Itaetê. A recepção incluiu um almoço com pratos típicos da região, como galinha caipira e carne do sol, seguido de passeio pela orla fluvial da cidade.
Roteiro pelos principais atrativos
A programação incluiu visita à Gruta da Lapa do Bode, conhecida por suas formações rochosas impressionantes, e ao Poço Encantado, famoso pela coloração azul de suas águas, provocada pelo reflexo da luz solar. Ambos integram o roteiro do Circuito de Santa Dulce.
Os participantes também conheceram a Barragem Bandeira de Melo, no assentamento Colônia, que dá acesso à Cachoeira do Bom Jardim, uma das mais procuradas da região, além do povoado Europa, às margens do Rio Una. O roteiro foi finalizado com passeio de barco pelo Rio Paraguaçu.
Nos intervalos das visitas, o grupo conheceu a rede de hospedagem e os restaurantes do município, que conta atualmente com oito pousadas e diversas opções gastronômicas.
“Itaetê oferece toda a infraestrutura de hospedagem e comércio. Ao mesmo tempo, tem uma qualidade essencial que sentimos muita falta nas grandes cidades, que é a possibilidade de se conectar com a natureza. Há desde trilhas, para quem gosta de aventura, até banhos de rio e de cachoeira, para quem prefere relaxar”, avaliou Anderson Gomes, da agência San José Tour.
A agente Priscila Gomes, da Top Glamour Viagens, destacou o potencial para criação de novos roteiros. “Existem possibilidades para trabalhar com grupos e nichos diferentes, como o ciclismo da fé, percorrendo de bicicleta o Caminho Diamantino de Santa Dulce. E também aproveitar o Rio Paraguaçu para passeios de balsa”.
Aprovação dos profissionais
A ação da Setur-BA foi amplamente aprovada pelos participantes. “Esta é uma experiência ímpar. Trabalho com turismo há muitos anos e jamais vi um governo proporcionar aos agentes de viagens de Salvador uma oportunidade para conhecer o interior da Bahia. Esse programa de interiorização é fantástico”, afirmou Plínio Mesquita, da TopTour Viagens e Turismo.
Antes do famtour, a Setur-BA já havia realizado em Itaetê cursos de capacitação turística e um diagnóstico técnico sobre as potencialidades do município para recepcionar visitantes.
O prefeito Zenildo Matos destacou a importância da iniciativa. “Agradecemos ao Governo do Estado pelo apoio ao turismo de Itaetê, que tem um potencial enorme em belezas naturais incomparáveis e agora também ganhou um roteiro religioso. A prefeitura tem investido em novos projetos, como as intervenções na orla do Rio Paraguaçu, para avançarmos ainda mais”.
Fonte: Ascom/Setur-BA | Foto: Ascom/Setur-BA


