Vigilância Epidemiológica intensifica ações e orienta a população sobre sintomas, riscos e importância da vacinação.
A Secretaria de Saúde do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, emitiu um alerta em que informa à população que foram confirmados, tanto por avaliação clínica quanto por exames laboratoriais, três casos de Coqueluche na cidade. A Equipe de Vigilância Epidemiológica afirmou que vem adotando medidas para evitar a disseminação da doença e monitorar possíveis novos casos.
A Coqueluche é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, principalmente por via respiratória. Seus sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos com os de um resfriado comum, o que reforça a importância da atenção aos sinais característicos.

Entre os principais sintomas estão tosse forte e persistente por mais de 14 dias, falta de ar e episódios de vômito após tosse.
A orientação da Secretaria de Saúde é procurar imediatamente atendimento médico para avaliação e diagnóstico adequado caso qualquer pessoa apresente um desses sintomas.
Em post nas redes sociais, a secretaria também destaca a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, especialmente no caso de crianças menores de sete anos, público mais vulnerável às complicações da doença e faz um chamado à população para manter o município saudável. “A prevenção continua sendo a melhor forma de proteção.”
Fonte: Prefeitura Palmeiras | Foto ilustrativa: Towfiqu barbhuiya/pexels


