Produtores do município encantam visitantes em Salvador e reforçam o potencial da agricultura familiar chapadeira.
A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até domingo (14), no Parque Costa Azul, em Salvador, tem sido uma vitrine importante para os produtos e saberes de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. O município se destaca especialmente na Tenda das Flores Bahia, um dos espaços mais visitados do evento, que reúne produtores de ornamentais e atrai o público interessado em jardinagem, paisagismo e decoração.
Ao lado de Maracás e Miguel Calmon, Morro do Chapéu marca presença com sua produção de flores, evidenciando a diversidade climática e produtiva da Chapada Diamantina. O espaço reúne espécies ornamentais cultivadas por agricultores familiares e chama atenção pela beleza, qualidade e cuidado no cultivo.
A produtora Arlete Costa da Silva, de Morro do Chapéu, celebra a visibilidade conquistada na feira. “A Bahia é um estado muito grande e nem todos conhecem o que produzimos no interior. Quando trazemos nossas flores, não estamos vendendo apenas um produto, mas mostrando nossa história, nossa experiência e a beleza do nosso território. Para Morro do Chapéu, esse espaço é uma grande oportunidade”, afirmou.
Além de encantar visualmente, a participação do município reforça o potencial da agricultura familiar de Morro do Chapéu na produção de flores ornamentais, um setor que vem crescendo na Bahia e se consolidando como alternativa de renda para famílias do campo, especialmente em regiões de clima mais ameno, como a Chapada Diamantina.
A feira, que foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Unicafes Bahia, reuniu mais de seis mil produtos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Além da Tenda das Flores, o evento conta com atrações culturais, duas praças gastronômicas, Tenda Quilombola, Tenda Indígena, Tenda do Artesanato, a 3ª Feira Agroecológica da Bahia e atividades formativas, fortalecendo a visibilidade de municípios como Morro do Chapéu, que levam para a capital a força produtiva, cultural e econômica da Chapada Diamantina.
Fonte: Ascom/CAR | Foto: Milena Andrade/CAR


