Novos casos surgiram após as sete pessoas que já foram diagnosticadas e uma morte confirmada em Ribeira do Pombal.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou neste sábado (3) que acompanha três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol. Até o momento, sete ocorrências foram confirmadas no estado, incluindo a morte de Vinícius Oliveira Vieira, registrada na sexta-feira (2).
Segundo informações da TV Bahia, além dos casos confirmados, oito pessoas foram inicialmente classificadas como suspeitas. Destas, cinco já tiveram a hipótese descartada, entre elas um morador de Ribeira do Pombal.
Em nota, a Sesab destacou que, em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias municipais, está intensificando ações de vigilância e campanhas de conscientização para prevenir novos episódios.
Os primeiros registros da intoxicação ocorreram em 31 de dezembro de 2025, após laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmarem a presença de metanol em bebidas apreendidas em Ribeira do Pombal e em exames de sangue de pacientes hospitalizados.
A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária interditaram o depósito onde parte das bebidas foi adquirida e recolheram produtos de outros dois estabelecimentos da cidade.
O metanol é uma substância altamente tóxica, capaz de causar intoxicação severa, danos irreversíveis e até morte.
Fonte: g1/Sesab | Foto: UFPR/Divulgação


