Segunda edição do Sarau Vila Bella das Palmeiras homenageia Amanda Guimarães e valoriza raízes culturais da cidade.
O aniversário de Palmeiras, cidade da Chapada Diamantina que completa 135 anos nesta quinta-feira, 15, ganha novo significado com a participação dos jovens. Neste aniversário, acontece a segunda edição do Sarau Vila Bella das Palmeiras, fruto de um arranjo colaborativo construído pelos jovens do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Souto Soares, que tem como homenageada a poeta quase centenária Amanda Guimarães de Almeida, de 95 anos.
Em um verdadeiro encontro intergeracional, os novos cidadãos palmeirenses, jovens de 12 a 24 anos, reverenciam a história das pessoas e do lugar em uma grande mostra artística que contempla literatura, música e artes plásticas. Por meio da arte, eles reafirmam que as raízes identitárias do município fazem parte de sua bagagem de vida e se projetam como semeadores do futuro.
A celebração está organizada em três eixos:
- Trilhas Poéticas (literatura)
- Vozes & Acordes (música)
- Nuances Diamantinas (exposição)
De acordo com os organizadores, o evento pretende percorrer memórias, desde o saudosismo do garimpo, às poesias faladas das lavadeiras, acompanhando o processo histórico de desenvolvimento da cidade, cuja riqueza cultural continua a andar de mãos dadas com as belezas naturais que a projetaram mundo afora.
O sarau acontece nesta quinta, 15, a partir das 17h na Praça Doutor José Gonçalves.
Para a articuladora, professora Elce Emanuela Ramos, o projeto reforça o papel ativo da juventude. “O projeto nasce para comunicar, na prática, que o jovem não é só consumidor cultural, ele é produtor.”
Confira o convite da juventude de Palmeiras.
Serviço:
- 15 de janeiro
- A partir das 17h
- Praça Doutor José Gonçalves
Ananda Azevedo | Foto: Divulgação


