CN

MPBA recomenda interrupção de obras em rua histórica de Morro do Chapéu

Prefeita Juliana Araújo confirma interrupção dos serviços.

O Município de Morro do Chapéu suspendeu a realização de obras em rua de pavimentação histórica após recomendação emitida pelo Ministério Público do Estado da Bahia. No documento, encaminhado no dia 20, a promotora de Justiça solicitou que as obras e movimentações de terra ou material fossem interrompidas na Rua Nilo Peçanha e demais logradouros com pavimentação histórica em lages de pedra na cidade. De acordo com a promotora, o MPBA recebeu informações sobre a destruição de ruas históricas no município. 

A situação ocorre em um contexto de reiterados alertas técnicos e tentativas de diálogo institucional. Segundo o órgão, desde 2021, o MPBA aborda com o município a necessidade de se promover uma gestão planejada e preventiva do acervo histórico-cultural. Apesar disso, registrou a promotora de Justiça, as recentes intervenções municipais, divulgadas inclusive nas redes sociais oficiais, confirmam o avanço de obras que ferem diretamente a ambiência cultural e desrespeitam recomendações técnicas e compromissos assumidos em reuniões anteriores com o MPBA. 

Além da suspensão imediata das obras, o MPBA também recomendou que o Município apresente, em até 30 dias, estudo técnico detalhado para restauração do calçamento histórico na Rua Nilo Peçanha; e delimite, em 90 dias, a poligonal do Centro Histórico estabelecendo parâmetros de intervenção na área protegida.

Além disso, a recomendação também determina que nenhuma outra via de valor histórico receba qualquer intervenção sem emissão de alvará, parecer técnico e recomendação técnica favorável do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e/ou do órgão municipal responsável pelo patrimônio.

A questão vem dividindo opiniões em redes sociais e gerando especulações sobre possíveis denunciantes da questão ao MP. A prefeita Juliana Araújo publicou um vídeo em que aparece confirmando a interrupção, tratando sobre outras ruas, e expondo quais seriam as ideias para a referida rua. A prefeita ainda tratou sobre um possível anel viário que contribuiria com o trânsito em ruas históricas, e que, segundo a gestora, deveria ser feito pelo governo do Estado. Ela ainda aproveitou para alfinetar oponentes políticos e dizer que aguardará a decisão final do MP.

Fonte: MPBA | Foto: Jornal da Chapada

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo