Estrutura em concreto armado promete mais segurança e facilidade de mobilidade.
As obras da ponte que vai interligar os municípios de Boa Vista do Tupim e Itaetê, na Chapada Diamantina, seguem em andamento e entram em uma nova etapa de execução. Considerada uma antiga reivindicação da população da região, a estrutura substituirá o atual acesso realizado por meio de balsa.
O projeto está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com estrutura em concreto armado, e conta com frentes de trabalho atualmente no local. De acordo com o projeto, a iniciativa tem como objetivo principal melhorar a mobilidade entre as cidades, encurtando distâncias e facilitando o deslocamento de moradores, trabalhadores e visitantes.
Além de agilizar a circulação diária, a nova ligação deve ampliar o acesso de turistas aos municípios da Chapada Diamantina, fortalecendo o setor turístico, além de trazer impacto direto no escoamento da produção agrícola.
De acordo com informações do andamento da obra, os pilares e vigas já foram concretados. No momento, ocorre o içamento e o posicionamento das vigas sobre os pilares com auxílio de guindaste. Na sequência, será realizada a montagem das formas, armação e posterior concretagem do tabuleiro.
A estrutura contará com 18 pilares aporticados, plataforma de 4,50 metros de largura e aproximadamente 290 metros de extensão entre as cabeceiras. Quando concluída, a ponte deve garantir a segurança na travessia, inclusive durante períodos de cheia do rio, assegurando a continuidade do tráfego. A previsão é que a obra seja finalizada ao longo de 2026.
O Consórcio Chapada Forte comemorou o andamento da execução das obras, confira.
Ananda Azevedo com informações de Consórcio Chapada Forte | Foto: Reprodução Redes Sociais


