CN

Prazo para desconto de 15% no IPVA 2026 termina nesta terça-feira (10) na Bahia

Pagamento antecipado à vista garante abatimento; licenciamento e multas continuam obrigatórios para regularização do veículo.

Os proprietários de veículos emplacados na Bahia devem ficar atentos: termina nesta terça-feira (10) o prazo para aproveitar o desconto de 15% no pagamento antecipado do IPVA 2026. O benefício, considerado um dos maiores concedidos no país, é válido exclusivamente para quem optar pela quitação à vista.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), o pagamento pode ser feito pela plataforma ba.gov.br ou nos caixas eletrônicos e aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, bastando informar o número do Renavam. O desconto é aplicado automaticamente e incide apenas sobre o valor do imposto.

A Sefaz-BA e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) reforçam que, para que o veículo fique totalmente regularizado, também é necessário quitar o licenciamento integrado, que inclui a taxa anual de licenciamento e eventuais multas de trânsito.

Outro ponto importante é que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e) não é mais enviado para o endereço do proprietário. Após o pagamento do licenciamento, o documento deve ser emitido digitalmente no ba.gov.br, podendo ser impresso ou salvo no celular.

Pagamento digital

O Governo do Estado ampliou as opções de pagamento, permitindo a quitação à vista via Pix em qualquer instituição bancária. Todo o processo do licenciamento pode ser feito de forma 100% digital pelo ba.gov.br: basta acessar a plataforma, entrar com usuário e senha, selecionar a opção “Pagar Licenciamento Cota Única”, informar o Renavam e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já inclui código de barras e QR Code.

A modalidade está em vigor pelo terceiro ano consecutivo, em parceria entre Sefaz-BA, Detran-BA e Secretaria da Administração (Saeb). O acesso ao portal também pode ser feito utilizando os dados do gov.br, plataforma unificada do Governo Federal.

Outras opções

Quem não conseguir pagar até esta terça ainda poderá obter desconto de 8%, desde que quite o imposto em parcela única até a data de vencimento da primeira cota do parcelamento, conforme o calendário do IPVA 2026 disponível no site da Sefaz-BA.

Também permanece a opção de parcelamento em até cinco vezes, sem desconto, de acordo com o final da placa do veículo. Nesse caso, a taxa de licenciamento e eventuais multas devem ser pagas até o prazo final da cota única ou da quinta parcela do IPVA.

A Sefaz-BA lembra ainda que o parcelamento só é permitido para valores iguais ou superiores a R$ 120 e que débitos de anos anteriores só podem ser parcelados se forem quitados juntamente com o imposto de 2026.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA | Foto: Antônio Queiroz/GOVBA

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo