Unidades em Ibotirama, Ipirá e Seabra fazem parte do Novo PAC e somam investimento estimado em R$ 92 milhões.
Foram publicados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10) os avisos de licitação para a construção das Policlínicas Regionais de Saúde nos municípios de Ibotirama, Ipirá e Seabra. As obras integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, com investimento previsto de aproximadamente R$ 92 milhões.
As futuras unidades irão ampliar a rede estadual de saúde, somando-se às 26 policlínicas já em operação na Bahia e a outras três atualmente em construção — localizadas em Camaçari, Remanso e Itapetinga. A iniciativa busca fortalecer a regionalização da assistência e ampliar a oferta de consultas especializadas e exames de média complexidade.
Segundo a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, além das unidades em funcionamento, seis novas policlínicas foram selecionadas no PAC Seleções.
Desde a implantação do modelo, de acordo com o governo, as policlínicas já realizaram mais de 9 milhões de atendimentos, oferecendo consultas em áreas como cardiologia, ortopedia, endocrinologia e neurologia, além de exames de maior complexidade, como tomografias e ressonâncias magnéticas. Ainda segundo o governo estadual, a estratégia contribui para reduzir filas, qualificar o atendimento e diminuir a pressão sobre hospitais.
Atualmente, as 26 policlínicas em funcionamento atendem 416 municípios baianos e estão distribuídas de forma regionalizada pelo estado, garantindo maior acesso da população aos serviços especializados de saúde.
Fonte: Ascom/Sesab | Imagem ilustrativa: SESAB


