CN

MPBA instaura inquérito para apurar conservação de igreja histórica em Catolés, distrito de Abaíra

Templo apresenta deterioração estrutural e pode ser alvo de medidas judiciais caso não haja acordo.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) instaurou um inquérito civil para apurar possível omissão na conservação da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada no distrito de Catolés, no município de Abaíra, na Chapada Diamantina.

Segundo o órgão, o templo é um bem histórico e cultural e apresenta estado avançado de deterioração, com problemas estruturais considerados graves e que oferecem risco.

De acordo com o MP-BA, a promotoria tenta firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Abaíra, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), apontados como responsáveis pela conservação compartilhada do imóvel. Caso não haja acordo, medidas judiciais poderão ser adotadas para garantir a preservação do espaço.

Em nota, o Ipac informou que a Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso é tombada e protegida pela legislação estadual. O instituto destacou que cabe ao órgão orientar e fiscalizar o bem, enquanto a responsabilidade pela conservação é do proprietário. Ainda segundo o Ipac, é realizado acompanhamento periódico do imóvel e uma nova avaliação será feita após o carnaval deste ano, quando poderão ser definidas as medidas cabíveis.

Fonte: g1 | Foto: Reprodução Redes Sociais/Montagem CN

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo