CN

Obras da barragem Baraúnas/Vazante entram na reta final e recebem visita do governador em exercício e ministro Rui Costa

Estrutura hídrica já tem mais de 90% de execução e deve ser concluída até junho, segundo autoridades; ministro Rui Costa falou sobre outras promessas, como as estradas para Jatobá e Lagoa da Boa Vista.

O governador em exercício da Bahia, Geraldo Júnior, esteve nesta quinta-feira (19) em Seabra, na Chapada Diamantina, para acompanhar o andamento das obras da Barragem de Baraúnas/Vazante, localizada entre os municípios de Seabra e Boninal. A vistoria contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, da secretária estadual de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento, Larissa Moraes, do prefeito Neto da Pousada e do senador Jacques Wagner.

Com capacidade para armazenar 20,86 milhões de metros cúbicos de água, o reservatório é considerado uma das obras mais aguardadas da região. O projeto, aprovado em 2017 e incluído posteriormente no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está sendo executado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e já alcançou 90,24% de avanço físico.

Durante a visita, Geraldo Júnior ressaltou o caráter estruturante da iniciativa: “Essa é uma obra que representa dignidade e futuro para a Chapada Diamantina. Estamos garantindo segurança hídrica para milhares de famílias, fortalecendo o abastecimento humano, a produção rural e criando as bases para o crescimento sustentável da região.”

O investimento ultrapassa R$ 179 milhões, com recursos do Governo do Estado, da União — por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional — e do município. A previsão, segundo as autoridades, é de que a barragem seja concluída até junho deste ano.

Além da vistoria, o governador em exercício e o ministro Rui Costa assinaram a autorização para o processo licitatório de implantação do sistema adutor de água bruta em Wagner, que beneficiará mais de sete mil pessoas. Também foi dada ordem de serviço para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Seabra, e as autoridades ainda visitaram obras de uma creche e escola de educação infantil.

O ministro, em entrevista ao Jornal do Meio Dia, ainda respondeu a demandas da população sobre estradas que ligam a sede de Seabra aos povoados de Jatobá e Lagoa da Boa Vista. Segundo ele, os projetos serão concluídos até o fim de março, quando será publicada a licitação.

Ananda Azevedo com informações do GOVBA | Foto: Feijão Almeida

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo