Paciente é natural de Osasco (SP); outros cinco casos suspeitos foram descartados pela Sesab.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta quinta-feira (19) um caso de Mpox no estado. O paciente, natural de Osasco (SP), foi diagnosticado após atendimento em uma unidade de saúde de Salvador.
Segundo a Sesab, outros cinco casos suspeitos foram descartados após análise laboratorial. Nenhum deles ocorreu durante o período do Carnaval. Inicialmente, havia sido divulgado um registro em Vitória da Conquista, mas novos exames confirmaram que a paciente internada no Hospital Geral da cidade tem, na verdade, varicela.
A Mpox é causada por um vírus da mesma família da antiga varíola e se transmite principalmente pelo contato direto com a pele de pessoas infectadas, especialmente quando há lesões. Também pode ocorrer por meio de secreções ou pelo compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e roupas.
Entre os sintomas estão febre, dores de cabeça e musculares, fadiga, inflamação dos linfonodos e lesões na pele que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo mãos e pés. O tratamento é voltado para aliviar os sintomas e prevenir complicações. O isolamento do paciente é necessário até a cicatrização completa das feridas, o que pode levar de duas a quatro semanas.
Fonte: g1 | Foto ilustrativa: RF._.studio _/Pexels


