Além da plantação, forças de segurança apreendem uma tonelada pronta para comercialização em Brotas de Macaúbas.
Uma operação integrada entre a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Federal resultou na erradicação de aproximadamente 200 mil pés de plantação ilícita na zona rural de Brotas de Macaúbas, região da Chapada Diamantina. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), dentro da Operação Nexus Nordeste 2026 – RENOE, promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Participaram da operação unidades especializadas da PM-BA, como CIPE/Chapada, CIPE/Caatinga, BOPE, GRAER, Rondesp Meio Oeste e a 28ª CIPM, além da Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro.
Segundo as forças de segurança, o cultivo ocupava cerca de seis hectares e contava com estrutura sofisticada, incluindo sistema de irrigação, uso de energia solar e fertirrigação avançada. Durante a ação, além da erradicação e incineração da plantação, foram apreendidos uma tonelada de material já pronto para comercialização, uma amostra para perícia e um veículo utilizado na logística da atividade criminosa.



A estimativa é de que a produção poderia alcançar até 66 toneladas do entorpecente, com estimativa de geração de valor aproximado de R$ 160 milhões para o tráfico. Todo o material foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro para adoção das medidas legais cabíveis. Não houve prisões, e as investigações continuam para identificar os responsáveis pelo cultivo.
Fonte: Ascom Cipe Chapada | Fotos: Divulgação PMBA


