CN

Operação erradica 200 mil pés de maconha em região da Chapada Diamantina

Além da plantação, forças de segurança apreendem uma tonelada pronta para comercialização em Brotas de Macaúbas.

Uma operação integrada entre a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Federal resultou na erradicação de aproximadamente 200 mil pés de plantação ilícita na zona rural de Brotas de Macaúbas, região da Chapada Diamantina. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), dentro da Operação Nexus Nordeste 2026 – RENOE, promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Participaram da operação unidades especializadas da PM-BA, como CIPE/Chapada, CIPE/Caatinga, BOPE, GRAER, Rondesp Meio Oeste e a 28ª CIPM, além da Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro.

Segundo as forças de segurança, o cultivo ocupava cerca de seis hectares e contava com estrutura sofisticada, incluindo sistema de irrigação, uso de energia solar e fertirrigação avançada. Durante a ação, além da erradicação e incineração da plantação, foram apreendidos uma tonelada de material já pronto para comercialização, uma amostra para perícia e um veículo utilizado na logística da atividade criminosa.

A estimativa é de que a produção poderia alcançar até 66 toneladas do entorpecente, com estimativa de geração de valor aproximado de R$ 160 milhões para o tráfico. Todo o material foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro para adoção das medidas legais cabíveis. Não houve prisões, e as investigações continuam para identificar os responsáveis pelo cultivo.

Fonte: Ascom Cipe Chapada | Fotos: Divulgação PMBA

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo