Aviso do INMET aponta risco de alagamentos, cheias de rios e deslizamentos em regiões como Chapada Diamantina e Oeste baiano.
O Governo da Bahia encaminhou, nesta sexta-feira (20), mensagens de alerta sobre chuvas fortes por meio do WhatsApp a moradores de 95 municípios localizados no Oeste baiano, Chapada Diamantina, Centro-Sul/Sertão Produtivo e Norte do Vale do São Francisco. A previsão é que mais de 600 mil pessoas tenham recebido a notificação.
A ação faz parte das medidas de prevenção e resposta coordenadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) e utiliza os contatos cadastrados na plataforma de serviços ba.gov.br.
Segundo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), classificado como de grande perigo e válido até as 23h59 deste sábado (21), essas áreas podem registrar volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Há possibilidade de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.
A mensagem enviada aos moradores também apresenta orientações de segurança e informa o telefone 193 do Corpo de Bombeiros para situações de emergência.
Como receber os alertas
O serviço é gratuito. Para receber os avisos, o cidadão deve realizar cadastro no site ba.gov.br ou no aplicativo SAC Digital, disponível para celulares Android e iOS. Quem já possui cadastro pode verificar se o número de telefone informado está atualizado.
O governo estadual ainda orienta a população a ficar atenta a possíveis golpes. O número oficial de atendimento é (71) 4020-5353, identificado no WhatsApp como “ba.gov.br – Plataforma de serviços do Estado da Bahia” e acompanhado do selo azul de verificação.
Lista de municípios da Chapada Diamantina e região em alerta:
Boninal, Boquira, Brotas de Macaúbas, Correntina, Érico Cardoso, Ibitiara, Ipupiara, Iraquara, Irecê, João Dourado, Jussara, Lapão, Livramento de Nossa Senhora, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Piatã, Seabra, Souto Soares, Uibaí, Xique-Xique.
Fonte: GOVBA | Foto: Divulgação


