Amostra foi enviada ao Lacen e resultado do exame ainda é aguardado.
A Secretaria Municipal de Saúde de Irecê informou neste domingo (22) que acompanha um caso suspeito de Mpox (monkeypox) no município. Segundo o órgão, o paciente apresenta bom estado geral de saúde e permanece em isolamento domiciliar por orientação médica.
A amostra coletada foi encaminhada ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e o município aguarda a conclusão da análise para confirmação ou descarte da doença. De acordo com a pasta, equipes da Vigilância em Saúde estão monitorando a situação.
Em comunicado, a Secretaria orientou a população a manter atenção aos sintomas e às medidas de prevenção. O órgão destacou ainda que novas informações serão divulgadas oficialmente pelos canais da prefeitura, caso necessário.
Dados recentes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que, dos sete casos notificados como suspeitos de Mpox no estado em 2026, seis já foram descartados e apenas um permanece confirmado. Inicialmente, dois registros haviam sido divulgados, porém um deles — atendido em Vitória da Conquista — teve diagnóstico revisado posteriormente para varicela.
Ainda conforme a Sesab, o caso confirmado no estado é considerado importado, envolvendo um paciente que veio de Osasco, em São Paulo, para Salvador. Outros casos seguem em análise pelas autoridades sanitárias.
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que continua adotando todos os protocolos de vigilância e controle recomendados pelas autoridades sanitárias, com o objetivo de garantir a segurança da população.
Fonte: Prefeitura de Irecê | Foto ilustrativa: Joá Souza/GOVBA


