Suspeitos chegaram a atirar contra as equipes policiais durante a ação na zona rural.
Uma ação conjunta das forças de segurança frustrou uma tentativa de retirada da grande quantidade de maconha apreendida pela polícia um dia antes na zona rural de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina, na madrugada deste domingo (22).
De acordo com a polícia, a ocorrência aconteceu por volta das 3h45, durante a Operação Nexus Nordeste 2026 (RENOE). Participaram da ação equipes da Polícia Militar da Bahia — CIPE Caatinga, CIPE Chapada, BOPE, GRAER, CIPT/MO e 28ª CIPM — além da Polícia Federal.
Segundo os policiais, a intervenção ocorreu após a erradicação de cerca de 200 mil pés de maconha, cuja produção foi estimada em aproximadamente R$ 160 milhões. Conforme a corporação, criminosos chegaram em diversos veículos e passaram a efetuar disparos na tentativa de recuperar a droga, que já estava pronta para ser incinerada.
Houve acompanhamento tático e dez pessoas foram presas em oito veículos. Ainda segundo a polícia, vários automóveis transportavam sacos contendo maconha. Durante novas buscas em uma área de mata, três homens armados voltaram a atirar contra as guarnições, tendo havido intervenção policial de revide. Os homens foram atingidos, socorridos e encaminhados ao Hospital municipal de Brotas de Macaúbas, mas não resistiram aos ferimentos.
Na operação, foram apreendidas pistolas e uma submetralhadora calibres .40 e 7,65, munições, 14 grandes sacos de maconha, 11 aparelhos celulares, uma gandola camuflada e oito veículos utilizados na ação.



Todo o material e os envolvidos foram apresentados à autoridade competente para as providências cabíveis.
Fonte: PMBA | Fotos: Divulgação


