Pagamento antecipado deve ser feito à vista e pode ser realizado inclusive via Pix.
Os proprietários de veículos registrados na Bahia têm até a próxima quarta-feira (25) para aproveitar o abatimento de 15% no pagamento antecipado do IPVA 2026. Conforme a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o incentivo — considerado um dos maiores do país — é concedido somente para quem quitar o imposto em cota única.
O pagamento pode ser realizado pela plataforma ba.gov.br ou nos caixas eletrônicos e aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, mediante a informação do número do Renavam. O desconto é aplicado automaticamente, incidindo apenas sobre o valor do imposto.
A Sefaz-BA e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lembram que a regularização completa do veículo depende também da quitação do licenciamento integrado, que inclui a taxa anual de licenciamento e possíveis multas de trânsito.
Outro ponto destacado é que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e) não é mais enviado para a residência do proprietário. Após o pagamento do licenciamento, o documento deve ser emitido digitalmente no ba.gov.br, podendo ser impresso ou armazenado no celular.
Pagamento via Pix
O contribuinte também pode pagar à vista por Pix em qualquer banco. Todo o processo do licenciamento integrado — reunindo IPVA, taxa de licenciamento e eventuais multas — pode ser feito de forma totalmente digital pelo ba.gov.br. Basta acessar a conta, escolher a opção “Pagar Licenciamento Cota Única”, informar o Renavam e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já contém código de barras e QR Code para pagamento.
O acesso ao portal estadual pode ser feito ainda com os dados da conta gov.br. Além disso, as plataformas e terminais do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob também permitem efetuar o pagamento.
Outras opções
Quem não conseguir quitar o imposto até o dia 25 ainda poderá obter 8% de desconto, desde que pague o valor integral até o vencimento da primeira parcela prevista no calendário do IPVA 2026, disponível no site da Sefaz-BA.
Também permanece a alternativa de parcelamento em até cinco vezes, sem abatimento, conforme o final da placa do veículo. Nesse caso, a taxa de licenciamento e eventuais multas devem ser pagas até o prazo final da cota única ou da quinta parcela do imposto.
O parcelamento somente é permitido para débitos iguais ou superiores a R$ 120. Já pendências de anos anteriores só poderão ser divididas caso sejam quitadas junto com o imposto referente a 2026.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA | Foto: Divulgação


