A Prefeitura de Palmeiras veio a público nesta quarta-feira (15), em sua página no Facebook, informar que SIM haverá Carnaval na cidade de Palmeiras.
Esse será o 91º carnaval do Município que, segundo o informativo, não irá contar com nenhum recurso da Prefeitura, a qual já havia se posicionado antes sobre a dificuldade financeira em que se encontra o Município. Em entrevista ao Chapada News, em janeiro/2017, o Prefeito Ricardo Guimarães já havia dito que o município estava em dificuldades mas que entendia a grandiosidade da festa tradicional do Carnaval, e que estava buscando parcerias junto à Bahiatursa, ao Senador Otto Alencar e junto à Deputada Ivana Bastos, tudo no intuito de realizar a festa sem onerar a Prefeitura. Veja entrevista aqui.
De fato a Prefeitura deixa claro que buscou todo o apoio que disse que buscaria: “Através de nossa luta e empenho, juntamente com a Deputada Estadual, Ivana Bastos, e nosso Senador, Otto Alencar, conseguimos, via Bahiatursa, uma verba na quantia de 90 mil reais, verba essa que será utilizada na íntegra para a festa em sua estrutura, palco, atrações, banheiros… A segurança pública será feita pela Polícia Militar através de convênio com o Governo do Estado”. Esclarece a Prefeitura no informativo do Facebook.
Quanto à possibilidade da festa ter parte dela diferenciada, de forma paga, conforme o Prefeito havia dito em entrevista, não houve confirmação, mas pode-se concluir pelo post que existe essa possibilidade, uma vez que patrocinadores podem entrar com recursos: “Possíveis patrocinadores também entrarão com recursos para tornar ainda mais bonita a nossa festa. Com esforço, transparência e diálogo conseguimos vencer mais uma batalha. Obrigado a toda população de Palmeiras, que sempre está ao nosso lado. Em breve disponibilizaremos a grade de programação”. Diz o informativo da rede social.
Sendo uma festa tradicional e grandiosa, foi montada, inclusive, uma Comissão Voluntária do Carnaval 2017 de Palmeiras, no propósito de arrecadar fundos para que a festa acontecesse, mas no início de fevereiro a Comissão veio a público esclarecer que não poderiam realizar tal festa, porém, como anunciado pelo Chapada News, não era uma posição da Prefeitura, que, ontem esclareceu que sim, haverá carnaval.
O Carnaval de Palmeiras, não é só uma festa para a população da cidade, ela se estende à toda Chapada Diamantina, principalmente este ano, onde Piatã não realizará a festa. A Chapada inteira estava concentrada na divulgação do sim ou não da Prefeitura de Palmeiras. E esse sim, “teremos carnaval”, traz uma suspiro de alegria aos chapadeiros.
Ler também: PALMEIRAS: Prefeito fala que por falta de recurso parte do Carnaval será privado e que dívida com a Coelba ultrapassa 50 mil Reais. Veja o vídeo
Palmeiras: “Festa tradicional da cidade, Carnaval, não irá acontecer por falta de recursos”, diz Comissão Voluntária.
(Da Redação-Chapada News)