CN

Pesquisar

Acredite: ação humana mudou o eixo da Terra ao bombear muita água subterrânea; entenda

Durante décadas, os humanos bombearam tanta água para fora do solo que isso causou uma mudança no eixo de rotação da Terra, de acordo com um novo estudo publicado na semana passada na revista Geophysical Research Letters.

À medida que a Terra gira, seus polos rotacionais – onde a linha imaginária do eixo passa pela crosta do planeta – se movem naturalmente um pouco. Qualquer coisa, desde correntes oceânicas, rocha derretida em movimento no manto, até o derretimento de geleiras causado pela mudança climática, pode levar a uma mudança na distribuição de massa em todo o globo e levar o eixo à deriva.

A água armazenada em reservatórios artificiais e as mudanças sazonais nos ventos atmosféricos também podem desempenhar um papel, escrevem os autores do estudo, conforme a Smithsonian Magazine. No século 20, o eixo da Terra mudou cerca de 10 centímetros por ano, de acordo com a NASA.

Mas o aquecimento global não é o único fator causado pelo homem que move os polos do planeta. O novo estudo estima que, entre 1993 e 2010, o bombeamento de águas subterrâneas e o consequente aumento do nível do mar fizeram com que os polos se desviassem cerca de 79 centímetros.

A quantidade de deslocamento causada pela remoção das águas subterrâneas não afeta a duração de um dia ou as estações, como Clark Wilson, coautor do estudo e geocientista da Universidade do Texas em Austin, disse à New Scientist.

No novo estudo, os pesquisadores usaram um modelo de computador para observar os efeitos de diferentes fatores na mudança dos polos. Quando eles não incluíram a remoção de águas subterrâneas em seu modelo, suas previsões não corresponderam ao nível de mudança que os cientistas observaram. Mas quando eles levaram em conta a enorme quantidade de água bombeada – que totalizou mais de 2 trilhões de toneladas entre 1993 e 2010 –, seu modelo se encaixou nas observações do mundo real.

A partir dessa análise, os pesquisadores estimam que o eixo está se movendo 4,3 centímetros por ano devido à remoção de águas subterrâneas. Dos fatores analisados pelo estudo, o bombeamento de águas subterrâneas foi o segundo maior contribuinte para a deriva do eixo, atrás do derretimento da camada de gelo da Groenlândia.

As águas subterrâneas retiradas de locais nas latitudes médias da Terra, como nos Estados Unidos e na Índia, têm um impacto enorme na deriva polar, em comparação com a extração no equador ou nos pólos. No entanto, a maior parte do bombeamento ocorreu nessas zonas de alto impacto, fazendo com que a remoção de água tivesse um efeito maior no eixo, explica a Science.

Pesquisas anteriores estimaram que a água subterrânea extraída, que eventualmente flui para os oceanos, causou 6,24 milímetros de aumento do nível do mar entre 1993 e 2010. Entre 2006 e 2015, o nível global do mar subiu cerca de 3,6 milímetros por ano, e a nova pesquisa confirmou que as águas subterrâneas bombeamento tem sido um dos principais contribuintes.

Fonte: G1

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo