CN

Pesquisar

Cetab promove concurso de qualidade do mel durante a Bahia Farm Show

Inscrições podem ser feitas a partir de hoje, até o dia 14/6.

Durante a programação da 18ª edição da Bahia Farm Show, o Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), promove o Concurso de Qualidade do Mel. As inscrições poderão ser feitas presencialmente entre os dias 11 e 14 de junho, no stand do Governo da Bahia, instalado no evento.

Dividido em duas categorias – mel de abelha sem ferrão e mel de abelha Apis mellifera (africanizada), o concurso tem como objetivo reconhecer a excelência dos produtores e popularizar os produtos derivados das abelhas, explica o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum.

Para o coordenador geral do Cetab, Paulo Mesquita, “a competição visa estimular a produção de mel de alta qualidade na Bahia, valorizar o trabalho dos apicultores e meliponicultores, e promover o consumo de produtos derivados das abelhas e com procedência garantida”.

Como concorrer

Os participantes deverão apresentar um frasco com, no mínimo, 250 gramas de mel, sendo que as amostras de mel de abelha sem ferrão precisam ser refrigeradas. As análises laboratoriais contemplarão parâmetros físico-químicos (pH, acidez, umidade, Reação de Lundv) e organolépticos (sabor, odor, cor e aspectos gerais), assegurando uma avaliação abrangente e detalhada da qualidade do produto.

A cerimônia de premiação ocorrerá no sábado, dia 15 de junho, às 10h. Os vencedores de cada categoria receberão certificados de premiação e vouchers para ensaios completos no Cetab.

Fonte e foto: Ascom/Seagri

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo