Diretor Paulo Atto assinou termo de cooperação com o diretor do Teatro do Oprimido, em Paris.
Sediado em Irecê, o Núcleo Caatinga de Teatro, da Cia Avatar, acaba de chegar de uma turnê pela Europa, onde realizou apresentações e atividades artísticas e formativas.
Durante o mês de junho, apoiado pelo Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia por meio do projeto de difusão e circulação “O Sertão é o mundo”, o espetáculo ‘A Travessia do Grão Profundo’ passou por festivais e teatros de Portugal, Espanha e França.
O espetáculo aborda a cultura e realidade do sertão nordestino e levou para o público europeu uma perspectiva autêntica das vivências e expressões culturais dessa região. Com texto e direção de Paulo Atto, é encenado pelo ator ireceense Mozar Primo e, na Europa, se apresentou em Covilhã, cidade portuguesa, Tenerife, La Laguna e Leon, na Espanha, e em Paris, cidade francesa onde o núcleo de teatro finalizou a turnê.
Foto: Marcelo Jesus
No Teatro do Oprimido, fundado em 1979, realizou duas apresentações e ofereceu uma masterclass para atores e atrizes, além de realizar uma exposição sobre os 40 anos de atividades e contribuições artísticas do diretor do núcleo, o baiano Paulo Atto, que serão completados em 2024.
A passagem pela França ainda reservou uma conquista especial, já que, em Paris, o núcleo também firmou um termo de cooperação e intercâmbio com o diretor do Teatro do Oprimido, Rui Frati.
O fortalecimento dos laços entre as duas companhias promete uma parceria produtiva com a realização de projetos em conjunto. “Esse termo de cooperação é um passo importante para ampliar os horizontes de nossa companhia e fortalecer as conexões culturais entre o Brasil e o mundo. Estamos empolgados com as possibilidades que essa parceria nos trará”, celebrou Paulo Atto.
Não é a primeira vez que o Núcleo Caatinga se apresenta em palcos internacionais, já que, em 2023, o grupo fez uma turnê de três semanas por Portugal, Espanha e Itália com os espetáculos “A Travessia do Grão Profundo” e “A Experiência”.
E em breve, os moradores da capital baiana terão a chance de conferir esse último no Teatro Gregório de Matos, na Praça Castro Alves, em uma curta temporada que vai de 2 a 11 de agosto.
Com informações do Núcleo Caatinga | Foto: Marcelo Jesus