CN

Pesquisar

Seis cidades da Chapada têm situação de estiagem reconhecida pelo MIDR em novas portarias

Com a medida, municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (5), a situação de emergência em mais 15 cidades baianas afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira a íntegra das portarias abaixo:

Portaria 1.280 

Portaria 1.284 

Nesse novo reconhecimento, estão as cidades de Andaraí, Boninal, Iramaia, Jacobina, Lençóis, Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, além de Araci, Ibotirama, Juazeiro, Maetinga, Quijingue, Várzea da Roça e Xique-Xique.

Por outro lado, a cidade de Camacan obteve o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de fortes chuvas.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Bahia tem 96 reconhecimentos vigentes, dos quais 75 por estiagem, 19 por chuvas intensas, um por enxurradas e um por alagamentos.

Fonte: MIDR | Foto ilustrativa: RDNE Stock project/pexels

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo