CN

Pesquisar

Saiba porque 18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Maio Laranja é uma campanha que combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mobiliza a sociedade todo 18 de maio, tendo inspirado uma campanha nacional chamada Maio Laranja para dar maior visibilidade ao tema.

A data foi escolhida em memória de Araceli Cabrera Crespo, menina que foi vítima de assassinato há 52 anos, em Vitória (ES). Em 1973, o corpo de Araceli, que tinha oito anos à época, foi encontrado dias após ela ter desaparecido na saída da escola. A perícia concluiu que a menina foi violentada e morta. Dois herdeiros de famílias poderosas do Espírito Santo foram acusados de drogar, estuprar e matar Araceli. Mas nunca foram condenados. 

A campanha, instituída por lei em 2022, tem como objetivo ampliar as ações desenvolvidas na data.

Cerca de 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente todos os anos no país. Pensando em combater esse alto número, a senadora Margareth Buzetti, do PSD de Mato Grosso, apresentou um projeto de lei em 2023 que prevê a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. A proposta virou lei no ano passado.

De acordo com a senadora, é necessário trabalhar na prevenção para evitar que esses casos aconteçam. Buzetti afirma que o cadastro pode trazer mais segurança às crianças.  Então, esse cadastro de pedófilos já passa a valer a partir da condenação, em primeira instância, nos TJs. Transitado e julgado, vai para um cadastro nacional onde é pública consulta para todos, para que as mulheres, as mães, os professores, os colégios possam pesquisar e ver se esse cara não é um pedófilo, para não trabalhar numa creche, num colégio, numa escola.

As ações de conscientização previstas pela campanha do maio laranja inlcuem iluminação de prédios públicos com luzes de cor laranja, promoção de palestras e atividades e veiculação de artes informativas. 

Denúncias

O serviço disque 100 é o canal para denunciar o abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. O dique 100 funciona 24 horas por dia.

Fonte: Agência Brasil/Senado | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo