CN

Chapada: SEI publica edital do Concurso Lentes Livres

Voltado à zona turística da Chapada Diamantina, a iniciativa vai premiar ideias inovadoras nas áreas de turismo, cultura e meio ambiente.

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), publicou, nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso Lentes Livres. Voltado à zona turística da Chapada Diamantina, a iniciativa vai premiar ideias inovadoras nas áreas de turismo, cultura e meio ambiente, com foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável da região.

Moradores de 45 municípios da zona da Chapada poderão inscrever propostas autorais, apresentando ideias que valorizem a cultura local, incentivem o turismo responsável e fortaleçam o protagonismo das comunidades na preservação do patrimônio natural e cultural: Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Barro Alto, Boa Vista do Tupim, Boninal, Bonito, Caém, Campo Formoso, Central, Dom Basílio, Érico Cardoso, Gentio do Ouro, Ibicoara, Ibipeba, Iramaia, Iraquara, Itaberaba, Itaetê, Ituaçu, Jaguarari, Jacobina, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Pindobaçu, Quixabeira, Rio de Contas, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Souto Soares, Uibaí, Wagner e Xique-xique.

O Concurso Lentes Livres considera como público alvo a população acima de 18 anos. As dez melhores propostas serão premiadas com valores entre R$ 1,5 mil e R$ 9 mil. As inscrições estarão abertas de 9 de junho a 1º de agosto de 2025. As ideias devem ser apresentadas de forma objetiva, em texto e vídeo, conforme explica o edital.

O edital pode ser conferido no site lenteslivres.sei.ba.gov.br(clique), onde é possível realizar a inscrição.

O objetivo da iniciativa piloto é incentivar e dar visibilidade a projetos criativos para o desenvolvimento sustentável dos territórios da Bahia. O projeto tem o apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Meio Ambiente (Sema).  

Fonte: Ascom/SEI | Foto: Geovane Souza/pexels

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo