CN

Pesquisar

Cidades da Chapada realizam encontros municipais e mobilizam mulheres para a 5ª CEPM

As conferências municipais devem ser realizadas até o dia 28 de julho.

Com a proximidade da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres  (5ª CEPM), que será entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, em Salvador, a mobilização para as etapas preparatórias se intensifica em todo o estado. Mais de 60 municípios têm conferências municipais agendadas para os próximos dias, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil em espaços de escuta e construção coletiva de propostas para políticas públicas voltadas às mulheres.

Dentre os 27 Territórios de Identidade da Bahia, a Chapada vivenciou conferências municipais em Lençóis, Wagner, Boninal, Seabra, Piatã, Andaraí, Mucugê e Marcionílio Souza. A cidade de Palmeiras anunciou a realização para esta segunda-feira, 28.

A partir do dia 29, terão início as conferências territoriais, que antecedem a etapa estadual, em um processo coordenado pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM).

A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, reforça a importância da mobilização. “Estamos vivenciando um momento histórico de reconstrução da democracia e a conferência é uma ferramenta importante de participação. Em cada município que realiza sua etapa, ampliamos a escuta, fortalecemos o diálogo e damos visibilidade às vozes femininas de todos os cantos da Bahia. A SPM está presente nesse processo, reafirmando o compromisso com a construção de políticas públicas que respondam às realidades e aos sonhos das mulheres baianas”, afirmou.

Além de espaços de debate, as conferências também são instâncias de deliberação. Durante cada encontro municipal, são eleitas delegadas que representarão o município na conferência territorial. O número de delegadas varia de acordo com o total de participantes. As etapas territoriais, por sua vez, elegerão as representantes que seguirão para a conferência estadual e, posteriormente, para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), prevista para setembro, em Brasília.

Seabra

Em postagem nas redes sociais, a prefeitura de Seabra anunciou a realização da conferência municipal, realizada na última terça-feira (23), no auditório da Câmara de Vereadores de Seabra. De acordo com a publicação, o evento reuniu mulheres, gestoras, lideranças e profissionais para um dia de escuta, diálogo e construção coletiva.

Alinhado ao tema central “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, o encontro objetivou fortalecer o compromisso da Prefeitura de Seabra com políticas públicas voltadas às mulheres no município e trouxe a palestrante Thais Regina da Silva Fazzio pra conduzir reflexões sobre governança, orçamento e participação feminina nas decisões públicas.

A 5ª CEPM tem como tema central “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas” e deve reunir, em Salvador, representantes do poder público, movimentos sociais, coletivos feministas e especialistas de diversas áreas, fortalecendo o diálogo entre estado e sociedade civil para a construção de um Brasil mais justo para todas as mulheres.

As datas, locais e horários das conferências municipais estão sendo divulgadas nas redes sociais da @spmba.

Fonte: Ascom/SPM | Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo