Endereço fraudulento tem aparência similar à página oficial da pasta. No local, suspeitos falsificam a emissão do documento de arrecadação do imposto.
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) emitiu, na segunda-feira (11), um alerta aos contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre um golpe envolvendo um site fraudulento que imita a página oficial do órgão.
De acordo com a pasta, o site falso gera um Documento de Arrecadação Estadual adulterado, com um PIX fraudulento para pagamento. Esta é a segunda ocorrência registrada em 2025 — a primeira, em julho, foi retirada do ar com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Medidas já estão sendo tomadas para derrubar a nova versão.
A Sefaz-BA reforça que a emissão do DAE do IPVA deve ser feita exclusivamente no site oficial do órgão (www.sefaz.org.br) ou no portal ba.gov.br. Pelo portal, também é possível pagar via PIX o licenciamento integrado, que inclui o imposto, o licenciamento e eventuais multas.
Outra alternativa segura é realizar o pagamento do IPVA ou do licenciamento integrado pelos canais do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob.
Para dúvidas ou informações, os contribuintes podem acessar o Balcão Virtual no site da Sefaz-BA, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o 0800 071 0071 (fixo), 71 3319-2500 ou 3319-2501 (celular e fixo).
Fonte: G1 | Foto ilustrativa: Pixabay/pexels