CN

Pesquisar

Chapada Diamantina discute ações para tornar bacia leiteira referência em qualidade e sustentabilidade

Encontro em Ibicoara reunirá produtores, autoridades e empresários para debater formalização, qualificação e geração de renda no setor lácteo nesta quinta.

O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado da Bahia (Sindleite-BA), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realiza nesta quinta-feira (14), às 15h, na Câmara Municipal de Ibicoara, um encontro regional que reunirá produtores, empresários, autoridades e parceiros do setor lácteo.

O objetivo é discutir ações de fomento, apoio técnico e assistência continuada, além de incentivar a formalização e regularização das unidades produtivas. “Queremos elevar a qualidade do leite e dos produtos derivados da região, estimular a agregação de valor e gerar renda para os produtores”, afirma o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz. A agência atua também com coordenação específica para inspeção de produtos lácteos.

Reconhecida pela vocação agropecuária e beleza natural, a Chapada Diamantina produz mais de 40 milhões de litros de leite por ano, segundo o Sindileite. Municípios como Seabra, Piatã, Barra da Estiva, Ibicoara, Mucugê, Tanhaçu, Ituaçu, Iramaia, Boninal, Itaetê, Jussiape e Andaraí se destacam na atividade.

A cadeia leiteira baiana movimenta bilhões de reais e gera milhares de empregos. Na Chapada, a qualificação da produção pode ampliar a geração de renda, fortalecer a permanência das famílias no campo e consolidar o território como destino de turismo rural e gastronômico, unindo economia, natureza e tradição de forma sustentável.

Fonte: Ascom/Adab | Foto: Charlotte May/pexels

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo