São esperados 100 atletas de diferentes categorias que irão disputar o Open de 50KM ou o Open 120KM.
A segunda etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, a Expedição Mandacuru, acontece no município de Itaetê e começa neste sábado (16), às 8h. A expectativa é de que 100 atletas participem da competição organizada pela Federação Baiana de Corrida de Aventura, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A prova vai ser dividida em dois modos: a Open 50KM e a Open 120KM. Em ambas, haverá trechos de bicicleta, trekking (caminhada em trilha), remo, com diferencial que na modalidade com maior quilometragem vai ter travessia por corda. O percurso é feito com orientação de mapa e bússola. Os atletas que participam da competição têm entre 20 e 60 anos, disputando as seguintes categorias: quarteto misto PRO, duplas masculinas, mista PRO, duplas masculinas e mista OPEN.
A concentração e a largada da prova vão acontecer na Praça da Orla, com a entrega dos mapas, a partir das 06h30. O tempo final para a conclusão da prova é às 8h da manhã de domingo (17). A premiação acontece às 10h do mesmo dia. A primeira etapa do Baiano foi em Mucugê. Após a competição em Itaetê, as próximas disputas do campeonato vão acontecer em Juazeiro (20/09), Santo Amaro (01/11) e a final em Itatim (06/12).
Transporte – Para que mais atletas participem da competição, a Sudesb vai colaborar com transporte que sairá de Juazeiro para Feira de Santana e então rumar para Itaetê. O suporte é visto como importante também para o trânsito dos equipamentos dos competidores, como as bicicletas.
O presidente da Federação Baiana de Corrida de Aventura, Vitor Hugo Moreau, ressalta a importância desse suporte da Superintendência, que deve ajudar mais de 20 pessoas a participar da competição. “Juazeiro é um importante polo de Corrida de Aventura e se encontra distante do eixo Região Metropolitana de Salvador/Chapada, em que a maior parte das provas acontecem. Isso dificulta a participação desses atletas, por isso o apoio com transporte é importante, além da ajuda com transporte das bicicletas”, afirma.
Fonte: Ascom/Sudesb | Foto ilustrativa: Pixabay/pexels