Encontro em Salvador contou com mais de 300 municípios, Ministério Público e representantes da concessionária.
A União dos Municípios da Bahia (UPB) promoveu nesta terça-feira (19), em Salvador, o Encontro de Contas das Demandas Municipais, em parceria com a Neoenergia Coelba. O evento reuniu prefeitos, secretários, técnicos de mais de 300 cidades e representantes do Ministério Público da Bahia, além de equipes da concessionária que prestaram atendimentos individualizados às prefeituras.
Segundo a UPB, o objetivo da iniciativa é agilizar soluções para problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica, como expansão de rede, aumento de carga, manutenção da fiação, quedas e oscilações de energia — situações que afetam diretamente setores produtivos do agro, comércio e indústria.
O presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, destacou que a união dos gestores é essencial para cobrar melhorias. “Temos que estar unidos para alcançar o objetivo que é melhorar a qualidade da energia. Existem regiões que não se desenvolvem porque a energia, além de não chegar com qualidade, é monofásica”, afirmou. Ele também anunciou a criação de uma Diretoria de Serviços na entidade para acompanhar demandas não apenas da Coelba, mas também da Embasa e da Conder.
A superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia Coelba, Maria Helena Monteiro, representando o presidente da concessionária, reforçou o compromisso da empresa em atender os municípios. “Vamos ouvir todas as demandas e críticas porque o nosso papel é oferecer qualidade, segurança e confiabilidade”, disse.
Já a promotora de Justiça Thelma Leal de Oliveira, coordenadora do CEACON do Ministério Público, lembrou que a energia elétrica, além de ser um serviço público essencial, integra uma relação de consumo que precisa ser garantida em qualidade.
A diretora de Serviços da UPB e prefeita de Mucugê, Dona Ana, também destacou a necessidade de compromisso da concessionária com os municípios. “Queremos uma parceria que realmente vá atender as demandas de todos os municípios. Precisamos de transformadores, manutenção de rede e solução definitiva para as quedas de energia”, reforçou.
No período da tarde, técnicos da Coelba realizaram atendimentos individualizados para encaminhar demandas específicas de cada prefeitura, criando um canal direto de diálogo para resolver situações como quedas constantes, oscilações, mudanças de fase e novas ligações, inclusive para obras públicas em andamento.
Fonte: UPB | Foto: Reprodução Site UPB