CN

UPB e Desenbahia iniciam parceria para impulsionar turismo na Chapada Diamantina

Plano “Agora é a vez da Chapada” prevê investimentos no Circuito do Diamante e ações integradas para desenvolvimento regional.

A União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) deram início, nesta quarta-feira (20), a uma parceria estratégica voltada ao fortalecimento do turismo e da economia regional. A reunião, realizada na sede da Desenbahia, em Salvador, contou com a presença do presidente da UPB, Wilson Cardoso, e da diretoria da agência de fomento, liderada por Paulo de Oliveira Costa.

Segundo a UPB, o encontro marcou a apresentação do plano “Agora é a vez da Chapada”, que terá início no Circuito do Diamante, envolvendo 15 municípios da Chapada Diamantina: Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Marcionílio Souza, Mucugê, Palmeiras, Seabra, Wagner e Iaçu. O objetivo é identificar prioridades de investimento, valorizar potencialidades turísticas locais e ampliar a geração de emprego e renda.

“O projeto é um marco para o municipalismo. A Chapada Diamantina tem um potencial turístico extraordinário, e queremos estruturar as bases para transformar essa vocação em desenvolvimento”, afirmou o presidente da UPB, Wilson Cardoso.

Entre as ações propostas, estão: reuniões técnicas com prefeitos e secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo; estímulo à redução da alíquota do ISS em atividades turísticas; revitalização de centros históricos; criação de roteiros integrados; acesso a microcrédito para guias locais; financiamento do transporte turístico; qualificação de bares, restaurantes e hospedagens; além da expansão da cobertura de telefonia móvel.

O próximo passo será a construção de um plano de ação regionalizado, começando pela Chapada e depois expandido para outros polos turísticos da Bahia. Para consolidar a estratégia, a UPB deve articular parcerias com instituições como SEBRAE, SENAC, SENAR, Secretaria de Turismo da Bahia, Ministério do Turismo e Governo do Estado.

Fonte: UPB | Foto: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo