CN

Seabra: gestores debatem fortalecimento do saneamento rural em encontro de Centrais e SISARs

Segundo organizadores, evento em Seabra celebra 30 anos da Central pioneira e reúne representantes da Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí.

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2025, gestores das Centrais de Associações Comunitárias da Bahia e dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (SISARs) do Ceará, Pernambuco e Piauí se reúnem no auditório do Hotel Aliança, em Seabra, para trocar experiências e apresentar tecnologias voltadas ao saneamento rural. O encontro, de acordo com a organização, visa discutir avanços e ações sociais que fortaleçam o abastecimento de água em áreas rurais.

Com organização da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), neste ano, o evento ganha caráter especial: a Central de Seabra completa 30 anos de gestão compartilhada dos sistemas de abastecimento de água. Segundo Andrevan Sant’Anna, gerente da GECEN-CERB/Bahia, “nada mais justo do que realizar este encontro em Seabra, onde essa importante história começou.” De acordo com o gestor, a CERB, em parceria com o Governo do Estado, tem sido presença constante em ações voltadas para a população do interior. “Quando falamos de água e saneamento rural, é importante lembrar que a CERB é pioneira nesse trabalho, levando água potável e de qualidade às comunidades rurais de todo o estado”, completou.

O modelo Central, que tem sedes em Seabra, Jacobina e Caetité, atende 42 municípios baianos, com fornecimento de água. De acordo com Hans Van de Graaf, idealizador do modelo, “o programa executado pela CERB garante acesso à água por meio de tarifas mínimas, apenas para cobertura dos custos de operação e manutenção.”

Em 2025, foi aprovado pelo Governo do Estado da Bahia, com financiamento do Banco Mundial, a implantação de três novas Centrais em Ribeira do Pombal, Feira de Santana e Vitória da Conquista, ampliando o alcance do modelo.

Programação

  • 27 de agosto, manhã
    • Abertura com Hans Van de Graaf Van e Major Van Graaf, idealizadores do modelo Central
    • Palestra “Água que Conecta – a Jornada Social no Saneamento Rural”, com Valéria Melo (SISAR Ceará) e Júlia Barata (GECEN/CERB)
  • 27 de agosto, tarde (14h30 – 17h)
    • Debate sobre softwares e gestão administrativa, com Diego Rodrigues, Solon Ramalho e Alex Matos
    • Apresentações de Carlos Júnior (gerente técnico do Ceará) e Jânio Nunes (Central Seabra/Bahia)
  • 28 de agosto, manhã
    • 9h: Indicadores para o Atendimento da Regulação, por Gilson Lima (Gesar/Ceará)
    • 10h30: Instrumentos Normativos, com Andrevan Sant’Anna (GECEN/CERB) e Gioconda Queiroz (SISAR/Ceará)

Com informações da assessoria | Foto: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo