CN

Começa nesta quarta a 3ª edição do Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia em Iraquara

Evento reúne realizadores e profissionais do cinema para discutir sustentabilidade, diversidade e fortalecimento do audiovisual no interior da Bahia.

Começa nesta quarta-feira (5), em Iraquara, na Chapada Diamantina, o 3º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia, evento que se estende até o próximo dia 9. Com o tema “Território Vivo, Cinema Sustentável”, o encontro transforma o município no principal ponto de convergência entre profissionais, estudantes, coletivos e agentes culturais interessados em discutir os rumos do cinema produzido fora dos grandes centros urbanos.

A abertura oficial está marcada para as 18h30, seguida do Seminário de Cinema Indígena, às 19h, que inaugura a programação em parceria com o 5º Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara (FASAI 2025). O debate reunirá cineastas indígenas de diferentes regiões para tratar da inserção e do fortalecimento da produção audiovisual feita por povos originários.

De acordo com o coordenador geral do evento, Daniel Leite Almeida, o tema reflete o compromisso do Fórum com um cinema que valorize os territórios e a sustentabilidade. “Queremos construir um audiovisual baiano que não apenas resiste, mas se sustenta de forma econômica, ambiental e social, a partir da força criativa dos interiores”, destacou.

A programação inclui duas oficinas, três workshops, um seminário e seis grupos de trabalho (GTs) que, ao longo dos cinco dias, buscarão formular propostas para fortalecer as redes de produção, exibição e formação audiovisual no estado.

Entre os destaques, estão as oficinas “Como Produzir Filmes Sustentáveis no Interior”, com Elson Rosário, e “Documentário Socioambiental”, ministrada por Filipe Gama. Os workshops abordam temas como captação de recursos, produção em territórios indígenas, e internacionalização das produções do interior.

Os Grupos de Trabalho — núcleo central do evento — irão debater práticas sustentáveis, políticas públicas, acessibilidade, educação e circulação de obras. As discussões culminarão na “Carta de Iraquara”, documento coletivo que reunirá as principais propostas e diretrizes construídas durante o Fórum.

A programação se encerra no sábado (9) com a apresentação de longas-metragens em desenvolvimento e a leitura pública da Carta de Iraquara, reafirmando o compromisso do movimento com a descentralização, a diversidade e a sustentabilidade do audiovisual baiano.

Confira a programação completa por meio do website do evento (https://forumavi.com.br/#programacao).

Realizado pela Ato3 Produções, o projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Ananda Azevedo com informações do Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia | Foto: Divulgação (Reprodução Site do evento)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo