Ação do Projeto Cidadão 60+ garante emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional em pontos da região.
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) realiza, neste sábado (17), um atendimento exclusivo voltado para idosos a partir de 60 anos, com foco na emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Na Chapada Diamantina, diversos Pontos SAC participam da ação, ampliando o acesso da população idosa ao serviço na região.
De acordo com o SAC, o atendimento faz parte da terceira edição do Projeto Cidadão 60+, iniciativa que ocorre um sábado por mês e tem como objetivo oferecer um serviço mais acolhedor, organizado e especializado para o público idoso. O atendimento será realizado exclusivamente mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelos telefones (71) 4020-5353 (celular) ou 0800 071 5353 (telefone fixo).
Na Chapada Diamantina e região, o atendimento ocorrerá nos seguintes Pontos SAC, com os respectivos horários:
- Barra da Estiva – 7h às 13h
- Boninal – 7h às 13h
- Iraquara – 7h às 13h
- Itaberaba – 7h às 13h
- Mucugê – 8h às 14h
- Tapiramutá – 7h às 13h
Segundo o SAC, a primeira via da CIN é gratuita e utiliza o CPF como número único de identificação. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão original, de acordo com o estado civil. Caso a certidão esteja plastificada, o cidadão deve levar também uma cópia simples.
A nova Carteira de Identidade Nacional permite a inclusão de informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física ou intelectual, além de dados opcionais como tipo sanguíneo, fator RH e opção por doação de órgãos. O documento conta ainda com versão digital, disponível no aplicativo Gov.br cerca de três dias após a emissão, e possui QR Code para verificação de autenticidade.
A validade da CIN varia conforme a idade:
- até 12 anos incompletos – 5 anos
- de 12 a 60 anos incompletos – 10 anos
- a partir de 60 anos – validade indeterminada
De acordo com o órgão, a ação busca facilitar o acesso da população idosa da Chapada Diamantina aos serviços essenciais de cidadania, evitando deslocamentos longos e garantindo mais comodidade e segurança no atendimento.
Ananda Azevedo com informações do g1 | Foto: Ascom/ SAC


