Advogado investigado como liderança estratégica de organização criminosa está entre os detidos durante cumprimento de mandados.
Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra investigados por tráfico de drogas e homicídios, nesta quinta-feira (5), no município de Utinga, na Chapada Diamantina. Segundo os policiais, três pessoas foram presas, entre elas um advogado apontado como peça central da organização criminosa.
De acordo com as investigações, o grupo possuía atuação estruturada, com divisão de tarefas, hierarquia definida e ligação com uma facção criminosa sediada no estado de São Paulo. Ainda conforme os policiais, os suspeitos exerciam influência no comércio ilegal de drogas em Utinga e mantinham conexões com a distribuição de entorpecentes na capital baiana.
As apurações indicam que o comando das atividades ilícitas era exercido por um advogado de 35 anos, que já havia disputado cargo eletivo no município e foi localizado na região central da cidade. Conforme a polícia, ele utilizaria sua posição social e profissional para coordenar e orientar as ações do grupo. Contra o investigado foram cumpridos mandados relacionados a tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Durante o cumprimento das medidas judiciais em um imóvel ligado ao suspeito, os policiais localizaram e destruíram uma plantação de maconha. No local foram apreendidos 12 sacos da droga, sementes e mudas, porções de cocaína, uma pistola calibre 6.35, dinheiro em espécie, computadores, notebook, celulares, balanças de precisão e materiais usados para embalar entorpecentes.
Outros dois investigados, de 43 e 40 anos, também foram presos em Utinga. Nas buscas, foram apreendidas munições, aparelhos celulares e dispositivos eletrônicos, que serão submetidos à perícia.
Ao todo, a operação teve como objetivo cumprir seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As equipes continuam em diligências para localizar outros envolvidos e apreender armas e drogas ligadas à atuação do grupo.
Participaram da ação equipes da 12ª Coorpin/Itaberaba, dos GATTI/Paraguaçu, GATTI/Chapada e GATTI/Diamantina, da 13ª Coorpin/Seabra, da 14ª Coorpin/Irecê, das delegacias territoriais de Itaberaba, Baixa Grande, Ipirá e Macajuba, além de unidades da Polícia Militar, incluindo CPR-Chapada, Rondesp/Chapada e Cipe/Chapada.
Todo o material apreendido e os detidos foram apresentados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.
Fonte: Pedro Moraes / Ascom PCBA | Fotos: Ascom PCBA


