CN

Contas de luz seguem com bandeira amarela em julho, anuncia Aneel

Acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos será mantido devido ao período seco e maior custo de geração.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária amarela continuará vigente durante o mês de julho. Com a decisão, os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) seguem pagando uma taxa extra de R$ 1,885 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A manutenção da bandeira, que está ativa desde abril, é justificada pelo avanço do período seco no Brasil. De acordo com a Aneel, a escassez de chuvas reduz o nível dos reservatórios das hidrelétricas, obrigando o acionamento de usinas termelétricas, que possuem um custo de operação significativamente mais elevado.

Entenda o Sistema de Bandeiras

Criado em 2015, o sistema funciona como um sinalizador do custo real da energia para o consumidor final:

  • Verde: Condições favoráveis de geração. Sem acréscimo na conta.
  • Amarela: Condições menos favoráveis. Acréscimo de R$ 1,885 / 100 kWh.
  • Vermelha (Patamar 1): Condições custosas. Acréscimo de R$ 4,46 / 100 kWh.
  • Vermelha (Patamar 2): Condições muito custosas. Acréscimo de R$ 7,87 / 100 kWh.

A reavaliação é feita mensalmente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a estratégia de geração para suprir a demanda nacional.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Emrah Tolu/pexels

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo